Animais

Ádax


 

 

 

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

O ádax (Addax nasomaculatus) é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, vive espalhado pelas regiões desérticas no norte da África, do oceano Atlântico ao rio Nilo. Provido de longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral. 

 Próprio das regiões de deserto, possuindo cascos largos e arredondados, bem adaptados à marcha sobre a areia. A sua cor é amarelada, com cabeça e pescoço negros, sendo a cauda e as patas brancas.

Águia-das-estepes


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

A águia-das-estepes (Aquila nipalensis) é uma ave de rapina de grandes dimensões. Como todas as águias pertence à família Accipitridae.

Mede entre 62 e 81 cm de comprimento e tem uma envergadura de asas de 165 a 200 cm. As fêmeas, com um peso de 2,3 a 4,9 kg, são ligeiramente maiores que os machos que pesam entre 2 e 3,5 kg. 

A águia-das-estepes prefere habitats secos e abertos, como o deserto, o semi-deserto, as estepes ou a savana. Pode ser encontrada desde a Roménia a Este até às estepes mongóis a Oeste no Verão e migra para África e Índia no Inverno. Põe entre 1 e 3 ovos num ninho construído numa árvore.

Jacaré-americano



 

 

 

 

 

 

 

 

O jacaré-americano (Alligator mississippiensis) é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto a riachos e pântanos. São a única espécie de jacaré (também ditos caimões ou aligátores) existente nos Estados Unidos. Dividem em grande parte seu habitat com o crocodilo-americano. 

Quando adultos, os jacarés-norte-americanos medem de 2,3 metros a 3 metros, e pesam mais de 400 kg (no caso dos machos). Quando jovens, os jacarés-americanos alimentam-se de insectos e pequenos crustáceos. Adultos, procuram rãs, cobras, peixes e animais mortos. Também podem se alimentar de animais grandes: ocasionalmente, por exemplo, puxam um veado para dentro d'água, afogam-no e depois o comem. Um jacaré fica muito briguento na época do acasalamento, torna-se muito inquieto e berra para atrair a fêmea. Esta faz o seu ninho com lodo e matéria vegetal, e nele deposita os ovos. Toma conta deles até que os filhotes saiam.

Sucuri-amarela


 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sucuri-amarela (Eunectes notaeus) é uma espécie de cobra família Boidae originária de América do Sul. É menor que a sucuri-verde (Eunectes murinus) e por isso, suas presas são menores. Não é peçonhenta e mata suas presas por constrição. 

Possui um comprimento de 2,4 a 4,6 metros de comprimento e uma massa média de 30 kg, embora possa alcançar os 40 kg. As fêmeas normalmente são maiores do que os machos. Sucuris-amarelas recém nascidas medem cerca de 60 cm.

Comentários